sábado, 17 de novembro de 2012

INSÔNIA



Não sou poeta. Poesia se escreve na madrugada e nesse horário o que faço é o seguinte: tento dormir. E esse tentar me faz inativo. Mesmo a leitura que sempre foi parceira, me tem sido inútil - ela me desperta ainda mais, e eu preciso dormir. Queria era ser poeta, escreveria compêndios nesse tempo livre, mas não sou - só consigo escrever de dia e olhe lá.

Sem sono, com instruções dos especialistas de não fazer muita coisa para ver se adormeço, restam-me poucas opções. Nessas horas o pensamento invariavelmente é inimigo. Reflexões noturnas são assombrosas, e até pequenos sonhos se confundem nessa vigília solitária, na luta contra a insônia. A solução? Gastar o tempo fazendo listas.

Três lembranças da infância: vinho com água; camisa engomada, carrinho com rolimã. Três experiências táteis: o primeiro toque na mão da primeira namorada; deslizar as mãos nos panos de uma loja de tecido; passar o dedo na borda do disco de vinil recém comprado.

Três mentiras repetidas: "Deus ajuda quem cedo madruga"; "quem ama o feio, bonito lhe parece"; "dinheiro não traz felicidade". Três coisas que não existem: meia verdade; meio buraco; meia gravidez. Três palavras engraçadas terminadas em "ada": abobalhada, destrambelhada, descabelada. Um início de livro imbatível: "Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira." (Tolstói/Anna Kariênina)

Três frases que irritam uma mulher: "Vocês são todas iguais."; "Só podia ser mulher."; "Os homens é que sofrem com a TPM de vocês." Duas formas de dizer eu te amo: "Pode ficar na cama que eu tomo banho primeiro."; "Você fica linda de pijama, pantufa e gripada.".

Três saudades: cinema de rua; futebol sem propaganda; reunião dançante. Quatro cheiros: o da terra depois da chuva; pescoço de bebê (limpo); limão; fluído de isqueiro. Três sons: o apito do afiador de facas; café passando; o alarido da feira. Três barulhos enervantes: vento uivando; alguém chupando os dentes depois de comer; passarinhos às 5 da manhã (aliás, começaram).

"Breve candeia, apaga-te! Que a vida
É uma sombra ambulante; um pobre ator
Que gesticula em cena uma hora ou duas,
Depois não se ouve mais; um conto cheio
De bulha e fúria, dito por um louco,
Significando nada".

Shakespeare/Macbeth, escrito certamente à luz de velas e traduzido por outro madrugador, Manuel Bandeira. Que os caras não eram bobos de gastar a noite fazendo listas.

José Pedro Goulart

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentária, sugestão ou crítica o/

"Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar."

Clarice Lispector