Esmiuçando a questão, diria que esta é uma expressão que peca pelo exagero, já para não falar na pouco subtil redundância. Senão vejamos os respectivos significados dicionarizados:
Diametralmente é um advérbio de modo, que significa: de modo semelhante ao da posição dos pontos extremos do diâmetro. Ainda se recordam o que é o diâmetro? Para quem se esqueceu das aulas de geometria aqui vai: diâmetro é um segmento de recta que une dois pontos de uma circunferência e que, ao passar pelo centro, a divide em duas partes iguais. Assim, diametralmente significa, só por si, em pontos opostos. Diametralmente pode, ainda, ser utilizado em sentido figurado, e nesse caso significa: completamente, absolutamente.
Oposto, pode ser utilizado como adjectivo ou substantivo e significa: colocado em frente a alguma coisa; que está defronte; que é totalmente diferente; inverso; contrário; que faz oposição; antagónico.
Já estão a ver a redundância? É quase tão ’boa’ como o “subir para cima” ou o “descer para baixo”.
Como é que algo pode ser oposto sem o ser completamente, absolutamente?
Será possível termos algo só um bocadinho oposto? Ou algo oposto pela metade?
Enfim, espero ter-vos convencido a deixarem cair esta expressão.
PUBLICADA POR DICAS DA LÍNGUA
http://tricasdalinguaportuguesa.blogspot.com.br/2008/06/sobre-expresso-diametralmente-oposto.html
Saudações! Fico extremamente feliz em encontrar alguém com pensamento concordante; quase um alívio. Sorte, e fique com "DEUS".
ResponderExcluirMas não existe diâmetro oposto! Logo "diametralmente oposto" soa falso. Poderíamos dizer "raio oposto", pois se temos um dito raio, seu oposto formaria o diâmetro.
ResponderExcluir