segunda-feira, 5 de junho de 2017

COMO SURGIU A EXPRESSÃO "VALE A PENA" ?

Sempre utilizamos a expressão "vale a pena ou valer a pena".

Hoje iremos conhecer algumas ideias sobre o surgimento dessa expressão:


A Revista Aventuras na História  diz:


“Pena” vem do grego poiné, como era chamado o dinheiro dado por um matador aos parentes de sua vítima – um tipo de indenização da época. Na mitologia grega, Poiné era ainda a deusa responsável por impor o castigo, ou seja, a pena. Alguns historiadores usam “poinas”, assim mesmo, no plural, para descrever os espíritos que se vingavam de quem matasse pessoas. O equivalente em latim, poena, virou sinônimo de dor, sofrimento e tipos de punição aplicados por juizados civis. O termo originou dezenas de palavras em diferentes idiomas. Antigamente, na França, usava-se a expressão para se referir a alguém bem remunerado – fulano valia o trabalho, o sacrifício. Ou seja, valia a pena.

Outra vem da mitologia egípcia:


           Segundo O Livro dos Mortos, uma vez preparado o cadáver e depositado no sarcófago, fazia-se uma procissão rumo ao túmulo e chegando lá o sacerdote realizava o ritual de abrir a boca da múmia, para que ela (múmia) voltasse à vida. Todo o material funerário, juntamente com o sarcófago e as oferendas, era depositado no túmulo, que, a seguir, era selado para que nada perturbasse o eterno repouso do defunto. Assim, o morto iniciava um longo percurso pelo mundo Além-Túmulo.

        Anúbis, levava-o perante Osíris, o qual juntamente com outros deuses, realizava a chamada psicostasia, em que o coração do defunto era pesado. Se as más ações fossem mais pesadas que uma pena de avestruz, o morto iria para o Inferno Egípcio. Se passasse satisfatoriamente por essa prova, podia percorrer o mundo subterrâneo, cheio de perigos, até o paraíso (Campos de Iaru).

Assim, sua vida tinha que ser vivida de forma a valer a pena na hora do julgamento final.


Fonte: Adaptação da publicação: http://www.meunomenaoekerol.com/2009/10/como-surgiu-a-expressao-vale-a-pena/

5 comentários:

  1. formidavel, gostei. Se possivel, mandem mais.Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Que pena, do tanto de pessoas que foram pro inferno naquela época...

    ResponderExcluir
  3. Nossa, o inferno não terá vagas. Superlotação.

    ResponderExcluir
  4. Mentira... Valeu a pena é português.
    Aconteceu muito antigamente na época da criação de animais. Sempre que alguém queria uma pena de galinha sabia o que fazer. Deixavam uma cancela aberta para a galinha entrar na casa da pessoa. Trancavam ela e a pegavam para tirar sua pena, logo após dava o milho ou algum alimento que a galinha gostava. Por isso a frase: "valeu a pena". Tudo isso vem dos mais simples e não dos mais famosos...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentária, sugestão ou crítica o/

"Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar."

Clarice Lispector