segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

É o ciclo...


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

SEJA UM IDIOTA


"Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo... e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso "

Michael Jordan

SEJA UM IDIOTA
      A idiotice é vital para a felicidade. Gente chata essa que quer ser séria, profunda e visceral sempre. Putz! A vida já é um caos, por que fazermos dela, ainda por cima, um tratado? Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável: mortes, separações,dores e afins. No dia-a-dia, pelo amor de Deus, seja idiota! Ria dos próprios defeitos. E de quem acha defeitos em você. Ignore o que o boçal do seu chefe disse. Pense assim: quem tem que carregar aquela cara feia, todos os dias,inseparavelmente, é ele. Pobre dele. Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro,sexo,sincronia, mas pela ausência de idiotice. Trate seu amor como seu melhor amigo, e pronto. Quem disse que é bom dividirmos a vida com alguém que tem conselho pra tudo, soluções sensatas, mas não consegue rir quando tropeça? hahahahahaha!
Alguém que sabe resolver uma crise familiar, mas não tem a menor idéia de como preencher as horas livres de um fim de semana? Quanto tempo faz que você não vai ao cinema? É bem comum gente que fica perdida quando se acabam os problemas. E daí, o que elas farão se já não têm por que se desesperar? Desaprenderam a  brincar.Eu não quero alguém assim comigo. Você quer? Espero que não.

      Tudo que é mais difícil é mais gostoso, mas... a realidade já é dura; piora se for densa. Dura, densa, e bem ruim. Brincar é legal. Entendeu? Esqueça o que te falaram sobre ser adulto, tudo aquilo de não brincar com comida, não falar besteira, não ser imaturo, não chorar, não andar descalço, não tomar chuva. Pule corda! Adultos podem (e devem) contar piadas, passear no parque, rir alto e lamber a tampa do iogurte. Ser adulto não é perder os prazeres da vida - e esse é o único não realmente aceitável. Teste a teoria. Uma semaninha, para começar. Veja e sinta as coisas como se elas fossem o que realmente são: passageiras. Acorde de manhã e decida entre duas coisas: ficar de mau humor e transmitir isso adiante ou rir... Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração! Aliás, entregue os problemas nas mãos de Deus e que tal um cafezinho gostoso agora? A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios, por isso cante, chore, dance e viva intensamente antes que a cortina se feche”

Arnaldo Jabor


terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Novo Código de Processo Civil: Capa nova para livro antigo!


            Sinto-me pífio como estudante de direito. E quando o assunto é Processo Civil a seara fica ainda mais árida. Confesso que meu conhecimento na área do direito deixa à desejar. Todavia, este ano me propus, ao mínimo, estudar direito processual civil. E que seja logo, então de forma simplória teço algumas palavras sobre o  novo código:
            Demorou, mas agora já foi aprovado pelo Senado (15-12-10). O novo código de processo civil promete celeridade aos processos. Que o antigo código de 73 necessitava de mudanças é lugar-comum. Agora veremos se realmente a diferença positiva será sentida . O novo código tem cerca de 250 artigos a menos que seu antecessor e segundo alguns estudiosos trata-se de uma mudança  para os ju;ízes quando muito para o judiciário, mas não para a justiça. Abaixo seguem alguns links para download sobre o assunto. Não se esquecendo que em breve teremos o novo código de processo penal também.

http://www.ebah.com.br/primeiras-consideracoes-sobre-o-novo-processo-civilprojeto-de-lei-do-senado-n-166-2010-pdf-a100021.html


http://www.ebah.com.br/primeiras-consideracoes-sobre-o-novo-processo-civilprojeto-de-lei-do-senado-n-166-2010-pdf-a100021.html


http://www.ebah.com.br/anteprojeto-do-novo-codigo-civil-pdf-a100023.html

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Che: Herói ou Assassino?

      A primeira pergunta que faço: o que seria de Che se não fosse assassinado? Seria um outro Fidel? Muito se especula a seu respeito. A quem diga que foi um herói revolucionário, que abandonou uma vida "pacata" em Buenos Aires como médico, para sair pela América lutando contra miséria, levantando a bandeira dos seus ideiais! A quem diga que foi mais um revolucionário assassino, que ficou famoso por uma foto tirada pelo cubano Alberto Korda em 1960 (e hoje considerada a segunda mais famosa do mundo, atrás apenas da imagem de Jesus Cristo). Para alguns historiadores sua fama messiânica é injustificável, tendo aprovado vários assassinatos sumários pelo tribunal revolucionário de Havana. Ele mesmo escreveu: "As execuções são uma necessidade para o Povo de Cuba, e um dever imposto por esse mesmo Povo.". Entretanto, já houve algum regime que não se utilizou desses meios? Até que ponto isso fere a imagem de Che Guevara. Que ele aprovou vários assassinatos e lutou por ideias ao mínimo respeitáveis é fato, o que cabe a nós é balancear tudo isso.
        Escrevendo sobre isso, lembrei-me de uma pergunta feita pela professora de ciências quando eu estava na quinta série: - Quem vocês consideram um gênio? Eu prontamente respondi Albert Einstein e ela me refutou, dizendo: - Gênio é Albert Sabin, que descobriu a vacina contra a Poliomielite, não Eintein que era físico e batia na mulher! Agora o que tem haver o fato dele ser físico e bater na mulher com sua genialidade?

sábado, 15 de janeiro de 2011

Você é feliz?


           Mais um sábado de Sol aqui. Acima um desenho feito ano ano passado, agregado a uma frase de Mahatma Gandhi. Na realidade, sempre desconfio dessas frases, nunca saberemos realmente se foram tais personalidades que as disseram (ao menos que existam provas cabais, como discursos, livros etc) Eu poderia escrever: "O mar profundo é a angústia menor que há por vir" e dizer que é CDA!?!?! E aí, você acreditaria??? Certa vez escutei que a primeira vez que uma mentira é dita e perpetuada ela se torna verdadeira. Não é à toa que Fritz Goebbels, ministro das Comunicações durante o regime de Hitler, disse  que uma mentira mil vezes repetida se torna uma verdade autenticada. Quando se trata de pinturas é possível fazer testes químicos para verificar os componentes da tinta, observar o estilo. Agora, em se tratando, de falsificação de textos, como identificar; se o estilo da cópia é semelhante ao escritor????
        Acabei fugindo ao título, eis que novamente pergunto: Você é feliz? Se sim, por que sim? Se não, por que não? Faço essa pergunta porque cada um tem um conceito de felicidade e como conquistá-la. Eu compartilho as palavras de Daniel Gilbert, professor de psicologia da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que estuda a felicidade há mais de duas décadas, conceitua a sensação de bem-estar: “É difícil dizer o que é, mas sei quando eu a vejo. É simplesmente se sentir bem”.
        Na verdade, gastamos mais tempo buscando a definição de felicidade do que ela propriamente dita! Então esqueçamos os questionamentos. E se a felicidade é ainda incerta para nós ela não o é para as crianças. Que brincam de correr ao vento e regozijam pelo vento. Então vamos agir como adultos mas enxergar a vida como crianças!

Um grande abraço,

Roldan Alencar

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Tanto Mar - Letra, melodia e ditadura

                               http://www.youtube.com/watch?v=hdvheuHhF2U&feature=fvwrel

       Toda música tem que ter uma história, para fazer algum sentido. O sentido histórico, muitas vezes é o que nos remete a pensar no que o autor queria nos dizer, naquele momento. Tanto é assim, que a letra da música "Tanto Mar" de Chico Buarque sofreu alteração no ano de 1978. A música  aparentemente ingênua remete a Revolução dos Cravos, que derrubou o regime de Salazar em Portugal. Por isso censurada em 78, pois temia-se que o mesmo acontecesse aqui!

Tanto mar
Chico Buarque

1975
(primeira versão)*

Sei que estás em festa, pá
Fico contente
E enquanto estou ausente
Guarda um cravo para mim

Eu queria estar na festa, pá
Com a tua gente
E colher pessoalmente
Uma flor do teu jardim

Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei também quanto é preciso, pá
Navegar, navegar

Lá faz primavera, pá
Cá estou doente
Manda urgentemente
Algum cheirinho de alecrim

Letra original,vetada pela censura; gravação editada apenas em Portugal, em 1975.

1978
(segunda versão)



Foi bonita a festa, pá
Fiquei contente
E inda guardo, renitente
Um velho cravo para mim

Já murcharam tua festa, pá
Mas certamente
Esqueceram uma semente
Nalgum canto do jardim

Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei também quanto é preciso, pá
Navegar, navegar

Canta a primavera, pá
Cá estou carente
Manda novamente
Algum cheirinho de alecrim

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PINK FLOYD FOREVER


   A atmosfera das músicas do PF  traz uma sensação muito agradável. E para imergir de vez nesse universo, nada melhor que Comfortably Numb, com um dos solos mais expressivos de David Gilmour essa música nos deixa confortavelmente entorpecidos com seus tons psicodélicos. Além disso a ordem aleatória dos acontecimentos na música, sempre nos induzem ao mesmo pensamento. PINK FLOYD FOREVER! "I can't explain, you would not understand... This is not how I am".


Comfortably Numb

 Composição: David Gilmour / Roger Waters

 
Hello,
Is there anybody in there?
Just nod if you can hear me
Is there anyone at home?
Come on now
I hear you're feeling down
Well, I can ease your pain
And get you on your feet again
Relax
I'll need some information first
Just the basic facts
Can you show me where it hurts
There is no pain, you are receding
A distant ship's smoke on the horizon
You are only coming through in waves
Your lips move but I can't hear what you're saying
When I was a child I had a fever
My hands felt just like two balloons
Now I've got that feeling once again
I can't explain, you would not understand
This is not how I am
I have become comfortably numb
I have become comfortably numb
O.K.
Just a little pin prick
There'll be no more...aaaaaaaah!
But you might feel a little sick
Can you stand up?
I do belive it's working, good
That'll keep you going, through the show
Come on it's time to go.
There is no pain you are receding
A distant ship's smoke on the horizon
You are only coming through in waves
Your lips move, but I can't hear what you're saying
When I was a child
I caught a fleeting glimpse
Out of the corner of my eye
I turned to look but it was gone
I cannot put my finger on it now
The child is grown
The dream is gone
And I have become
Comfortably numb.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Um pouco de poesia

  
        Confesso que não apreciava literatura, até gostava de alguns textos; mas tudo sem entusiasmo. Porém, nos últimos anos um incipiente e intenso interesse surgiu. E nesse viés, no final do ano passado, através da indicação e empréstimo de obras de uma amiga, pude conhecer um pouco da obra de Pablo Neruda. Li Crepusculário (seu primeiro livro) e Últimos Poemas (sua última obra). Aqui um poema de sua derradeira obra:

Se cada dia cai

Se cadia cai, dentro de cada noite
há um poço
onde a claridade está presa.

há que sentar-se na beira
do poço da sombra
e pescar luz caída
com paciência.

Pablo Neruda (Últimos Poemas)



Você está paciente?

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Caos Controlado?????

          O intuito desse Blog é compartilhar um pouco do que penso, vejo, escrevo, desenho. E logicamente ter um feedback. Entretanto, a valia dele já será grande, ao pensar que poderei me auto-analisar. A ideia do nome surgiu de um poema homônimo que escrevi, baseado talvez am algo (do subconsciente) do qual não me recordo. A palavra CAOS possui vários significados: estado de confusão, desordem, comportamento impresivisível de certos sistemas; para mitologia grega a primeira divindade a surgir no universo, seu significado etimológico seria "o espaço vazio inicial". Vocábulo também muito conhecido devido a famosa Teoria do Caos. Acredito na dicotomia de tudo que possa existir, entendendo o caos como tudo aquilo que é instável, logo, o caos controlado seria exatamente o que vivemos. Nunca teremos a estabilidade, apenas uma falsa ilusão de que tudo está perfeito ou aparentemente bem. E como diria Emmanuel Goldstein "uma paz verdadeiramente seria o mesmo que a guerra permanente". Podemos especular, maquinar, planejar mas o buraco negro que se esconde debaixo do tapete pode nos engolir a qualquer momento sem deixar rastros. Assim, olhamos pra trás, fazemos o presente e esperamos  um futuro que será a consequência dessa equação imperfeita. E parafraseando o grande poeta chileno Pablo Neruda é proibido não transformar sonhos em realidade, não viver cada dia como se fosse um último suspiro. É isso!

Seja bem-vindo a ler, olhar, compartilhar, criticar, bisbilhotar! 

Cordialmente,

Roldan Alencar


p.s Denise has truly been a special gift to so many people. Here infectious smile and countenance brightened the days of many. I will always remember her as that Sunflower who brougt light wherever she went.
May God strengthen the Grant family during this time.


"Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar."

Clarice Lispector