Letra:
"O canto da mais difícil
Da mais misteriosa das deusas
Do candomblé baiano
Aquela que sabe tudo
Sobre as ervas
Sobre a alquimia do amor"
Vocalização: Deaaá! Deeerê! Deaaá!"
O homem que diz "dou" não dá, porque quem dá mesmo não diz
O homem que diz "vou" não vai, porque quando foi já não quis
O homem que diz "sou" não é, porque quem é mesmo é "não sou"
O homem que diz "tô" não tá, porque ninguém tá quando quer
Coitado do homem que cai no canto de Ossanha, traidor
Coitado do homem que vai atrás de mandinga de amor
Vai, vai, vai, vai, não vou
Vai, vai, vai, vai, não vou
Vai, vai, vai, vai, não vou
Vai, vai, vai, vai, não vou
Que eu não sou ninguém de ir em conversa de esquecer
A tristeza de um amor que passou
Não, eu só vou se for pra ver uma estrela aparecer
Na manhã de um novo amor
Amigo senhor, saravá, Xangô me mandou lhe dizer
Se é canto de Ossanha, não vá, que muito vai se arrepender
Pergunte ao seu Orixá, o amor só é bom se doer
Pergunte ao seu Orixá o amor só é bom se doer
Vai, vai, vai, vai, amar
Vai, vai, vai, sofrer
Vai, vai, vai, vai, chorar
Vai, vai, vai, dizer
Que eu não sou ninguém de ir em conversa de esquecer
A tristeza de um amor que passou
Não, eu só vou se for pra ver uma estrela aparecer
Na manhã de um novo amor
Comentário:
Essa música ficou popularizada com Elis Regina. OSSANHA (Ossaim) na verdade é uma divindade do panteão africano de gênero Masculino, feiticeiro e detentor do segredo das Ervas. Essa música faz uma referência a uma passagem mítica dos Orixás, onde Oxóssi é aconselhado a não sair para caçar nas matas em determinado dia, porém ele teimoso vai e não volta pra casa por um longo tempo. Então a pedido de sua mãe Iemanjá, seus irmãos Ogum e Xangô vão a floresta em sua procura e acompanhado deles vai Iansã. Adentrando nas Matas Ogum, Xangô e Iansã encontram Oxóssi morando maritalmente com Ossanha (Ossaim) enfeitiçado por uma porção que o mesmo guardava em uma cabaça dependurada em uma árvore, Ogum e Xangô quebraram a cabaça libertando assim o irmão Oxóssi do feitiço e Iansã aproveitando o desespero de Ossaim, aproveitou o ensejo para ventar e espalhar todas as ervas que ele cultivava. Oportunamente todos os Orixás colheram das ervas que voavam ao vento e as que conseguiram apanhar a ele ficou consagrada. Porém, antes de qualquer Orixá a primeira consagração das ervas é de Ossaim por ele possuir os seus segredos e ser o seu Orixá.
Ossanha é orixá masculino para a nação Jeje. Na nação Ketu, este mesmo orixá se chama Ossain (Òsanyìn). É um orixá fundamental do Candomblé, pois governa, domina e entende o poder das folhas e sem folhas, não ha Orixá e nem Candomblé. Os Afro-Sambas foram um marco, pois troxeram um pouco da cultura e religiosidade afro-brasileira. Ainda quebraram um pouco do preconceito que sempre atingiu esta cultura!
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