terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Longing to Belong


 Simples como deveria ser



Eddie Vedder e o seu Ukulele podem não ser a banda mais bonita da cidade, mas é a mais sensível do momento. O segundo trabalho solo do vocalista do Pearl Jam, Ukulele Songs, lançado dia 31 de maio de 2011, é tão intimista e simples que só existem duas opções para ser avaliado: excelente ou mais ou menos Eu escolho a primeira.
Mas antes de emitir qualquer tipo de avaliação são necessários alguns conhecimentos prévios que facilitam a compreensão desse álbum, como por exemplo, saber que é o tal de Ukulele que dá nome ao trabalho nada mais é do que um violaozinho de quatro cordas, com uma afinação bastante peculiar. A guitarra havaiana. Em 13 das 16 faixas, não se ouve nada além do Ukulele, da voz aveludada e contida  de Vedder e de sua e a incansável vontade de cantar o amor.

 Em três faixas, o cantor chega ao ápice da delicadeza ao incorporar o vocal de Cat Power na simplicidade de Tonight You Belong To Me (regravação de da canção de 1926. já cantada à frente do Pearl Jam) e a participação do cantor irlandês Glen Hansard em Sleepess Nights. A última faixa do álbum tem apenas oito segundos e além de uma risada, traz Vedder pronunciando a palavra Fahkah. Nada mais indecifrável para um álbum que se propõe a ser simplesmente o que é: um apanhado de belíssimas canções gravadas ao som de um único instrumento.



Ver que Eddie Vedder consegue se distanciar da festa grunge que dá cada vez que sobe ao palco a frente do Pearl Jam não é nenhuma surpresa para quem conhece o seu álbum solo de estréia, a trilha do filme Into The Wild – Na Natureza Selvagem – lançado em 2007. O que surpreende é o quanto Vedder consegue emocionar e ser objetivo ao mesmo tempo em faixas curtas e simples, de em média dois minutos e meio.

LINK PARA DOWNLOAD LONGING TO BELONG: http://www.linkagratis.net/download-eddie-vedder-ukulele-songs-2011/
Para quem prefere Eddie Vedder em uma rotação mais acelerada, foi lançado “Water on the Road”, DVD do cantor que reúne o melhor de dois shows realizados em Washington, em Agosto de 2008. No repertorio, músicas de seu primeiro álbum solo, de Ukulele Songs e alguns lados B do Pearl Jam. Veja o trailer:
  (créditos para: http://hitnarede.com/2011/05/review-ukulele-songs-eddie-vedder-2011-simples-como-a-vida-deve-ser/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentária, sugestão ou crítica o/

"Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar."

Clarice Lispector