terça-feira, 25 de abril de 2017

Pré-existente ou preexistente? Oh, dúvida cruel!

pré-existente ou preexistente

O emprego do hífen às vezes pode parecer complicado, não é mesmo? Então, presta atenção na revisão das regras do uso correto

Quem é que nunca ficou em dúvida entre escrever pré-existente ou preexistente? Isso é comum, por isso, acalme seus ânimos porque vamos mandar uma explicação que você nunca mais vai ter essa interrogação na sua cabecinha.

Muito bem, para os apressadinhos que só querem a resposta, eu digo que o correto é Preexistente, sem hífen!

Mas, se você quiser continuar a acompanhar, vamos à explicação.

O emprego do hífen às vezes pode parecer complicado, não é mesmo? Então, presta atenção na revisão das regras do uso do hífen. Preparado? Lá vai!

Depois do Novo Acordo Ortográfico, o hífen é necessário em palavras com vogais idênticas, separando a última do prefixo e a primeira da palavra subsequente, a exemplo de micro-ondas, anti-inflamatório, micro-organismo, inter-relação, dentre outras.

Tá, mas é pré-existente ou preexistente?

Ai, que nervosismo com pré-existente ou preexistente, heim? Calma e preste atenção:

Entretanto, essa regrinha, que falamos acima, não pode ser aplicada aos prefixos monossilábicos (“re-“, “co-“, “pre-” e “pro-“), ou seja, palavras começadas por esses prefixos, em sua maioria, não se alteram. Assim, palavras como reeleição, coordenação, preenchimento, etc, não recebem o hífen. Descobriu se é pré-existente ou preexistente?

Uma última dica: “pre” é diferente de “pré“. As palavras iniciadas com o prefixo “pre” serão sempre sem hífen, porque não têm autonomia fonética (é um prefixo átono), isto é, precisa se apoiar na sílaba seguinte.

Ex.: preanunciação, predeterminação, preexistência.

Por outro lado, quando as palavras começam com “pré-“, que é um prefixo tônico, usa-se o hífen para separar qualquer termo que venha posteriormente, pois há autônima fonética.

Ex.: pré-história, pré-natal, pré-adolescência.

Viu, porque a resposta é PREEXISTÊNCIA? Agora, você nunca mais vai errar. Mas, preste atenção, pois a explicação que vem por aí, também é muito importante!

E aí? Ficou mais fácil saber onde colocar o ‘tracinho’? Esperamos que sim! Tenho certeza de que você nunca mais ficará em dúvidas se escreve pré-existente ou preexistente.

Agora é só sair por aí usando hífen apenas quando for necessário! Ah, e saiba que pelo seu nível, você já está pré-aprovado!



Fonte: https://blog.redacaoperfeita.com/2017/02/09/pre-existente-ou-preexistente-oh-duvida-cruel/

2 comentários:

Deixe seu comentária, sugestão ou crítica o/

"Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar."

Clarice Lispector