domingo, 24 de novembro de 2019

"Feito é melhor que perfeito", será?


Com certeza sim. Fazer é melhor do que não fazer. Muitas vezes a busca pela perfeição nos paralisa, até porque a perfeição é algo muito difícil de se obter e em muitos casos impossível. Trata-se de uma ilusão que nem sempre nos paralisa, mas tira toda nossa produtividade. E uma vez que você não é produtivo, você não vê os resultados e logo desiste. 

Fazer não significa fazer de qualquer jeito. Significa não inventar desculpas que não fará algo porque não pode fazer do jeito ideal ou da forma perfeita. Uma frase que carrego comigo sempre é dita e repetida por Mário Sérgio Cortella:

Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!

Ou seja, apenas faça algo entregando o seu melhor naquele momento. Mas Roldan, 'tô desanimado, faça! Estou cansado, faça! Quantas vezes criamos ou potencializamos desculpas. É normal estar cansadado após um dia pesado de trabalho, após conflitos. Mas se para cada ação necessária inventarmos uma desculpa, não faremos absolutamente nada além da nossa zona de conforto.

A zona de conforto é um lugar lindo, pena que lá nada acontece. 

Quantas vezes deixamos de correr ou fazer qualquer atividade física por desculpas, sempre acharemos uma, vejamos:

- Não tenho tênis;
- 'Tá frio;
- 'Tá calor;
- Não tenho roupas adequadas;
- 'Tô cansado;
- Tenho que estudar/trabahar/cozinhar/cuidar dos meus filhos;
- Meu pé 'tá doendo;
- Minha unha encravou;
- A Lua está em escorpião;
- Etc.

É lógico que muitas vezes esses fatos acima poderão cancelar ou adiar nossa atividade física (menos a astrologia, fui bem sarcástico, peço desculpas se você leva isso muito a sério). Realmente não temos a obrigação de fazer uma atividade física com enxaqueca e devemos ser responsáveis com nossos compromissos, se existe um trabalho necessário ou urgente a ser feito naquele momento, com certeza ele deverá ser priorizado. Mas voltando aos exemplos acima, veja que nem citei "academia", nesse caso a principal desculpa seria: não tenho dinheiro para pagar a mensalidade; é longe; o instrutor é péssimo...Além disso, podemos contextualizar o exemplo com qualquer atividades que temos desejo de executar: leitura, trabalho, estudos, tempo de qualidade e lazer com amigos e família e por aí vai.

Meu ponto é: inventamos desculpa para tudo o tempo todo.
Precisamos lutar contra isso!

Quando falamos em otimizar e usar o tempo a palavra da moda é a procrastinação, deixar algo para depois. E nesse contexto muitos falam de motivação: precisamos buscar a motivação para fazer algo, encontrar os propósitos que nos inspiram. Isso é lindo e devemos mesmo procurar propósitos e razões para fazer algo. Mas a verdade é que estamos preguiçosos. Precisamos ser honestos às vezes. No meu caso se eu precisar de motivação para algumas atividade que faço ou pretendo fazer - ´tô ferrado. Isso porque motivação é algo interno, não basta ver vídeos motivacionais ou ver alguém com o corpo perfeito que em seguida sentirei vontade de sair correndo. Talvez eu sinta primeiro inveja, raiva porque a genética de fulano é boa e a minha é péssima. Ou fulano é magro ou bonito porque tem dinheiro, essa afirmação é a campeão de vendas.

Quantas vezes escutei na minha vida: não existe pessoa feia, existe pessoa pobre. Olha, de fato o dinheiro pode fazer milagres com procedimentos estéticos. Mas correr e caminhar na rua é de graça (pelo menos por enquanto). E na contramão da frase citada, conheço muita gente rica que não tem nada de saudável, que são feias e estão mutio acima do peso. E no fundo todos nós sabemos que aqueles famosos com corpos "perfeitos" ralam muito na academia e a maioria deles praticam hábitos saudáveis. Não é uma lipospiração que vai deixar alguém sarado por muito tempo é a rotina dela, nossos hábitos dizem quem somos.

É preciso ter decisão: vou fazer mesmo sem vontade ou motivação.
Vou fazer porque me amo e preciso cuidar de mim.
Vou fazer porque sei que é importante e as consequências
farão minha vida melhor.
Vou fazer porque terei mais qualidade de vida.

Atenção, quando digo fazer sem vontade é pensando em algo positivo, ok? Não significa que vou na casa de fulano sem vontade só para agradar ele. Que vou praticar um esporte que detesto porque queima mil calorias por hora, não! Se você não está a fim de fazer algo não force a barra. Minha reflexão é sobre crescimento pessoal, desenvolvimento, autoaperfeiçoamento. Penso em atividades como caminhar, correr, malhar, meditar, ler, praticar um hobby (pintura, música, artesanato), praticar ajuda ao próximo e por aí vai.

Bom agora me despeço de você porque vou correr um pouco -  pergunta pra mim se estou a fim? Não mesmo, mas vou mesmo assim! Por que? Porque sei que minha vontade é comer e ficar à toa o dia inteiro. Nunca fui bom em física, mas acredito muito na inércia, ou seja, se eu não decidir colocar o tênis e correr, vou desperdiçar meu dia todo com nada (não sou contra o descanso necessário e o ócio, mas isso é assunto para outro dia). 

A melhor maneira de dar início a alguma coisa
é parar de falar e começar a fazer. (Walt Disney)

Namastê!

Roldan Alencar





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentária, sugestão ou crítica o/

"Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar."

Clarice Lispector