terça-feira, 20 de março de 2018

A vida que levamos #reflexãododia

Todos nós queremos uma vida longa. Mas de nada adianta viver muito e sem qualidade. Sem propósito. Sem amor. A vida não pode ser apática. Sem luz.

"A vida é muito curta pra ser pequena" 
-Benjamin Disraeli

Recentemente ando um tanto desanimado. Digo isso de uma forma genérica e isso é perigoso. Isso porque falta autoconhecimento para eu detectar o que realmente está me afetando. Talvez a causa seja multifatorial, o que é mais provável. Todavia,  o cerne da questão é que NÃO temos a obrigação de estar bem o tempo todo. 

Eu sou otimista, mas não quero fingir que estou bem quando na verdade não estou. É claro que não vou sair reclamando ou chorando as pitangas por aí, mas também não vou me iludir e iludir os outros. Vou aceitar que a vida é uma roda gigante, uma hora você está em cima, outra hora está em baixo. E tudo bem com isso. 

O que eu não posso e não quero é perder a vontade de viver, de ter um propósito. Às vezes me sinto apático e o meu mundo começa a ficar apático.

"O mundo que vemos não é o Universo inteiro, mas parte limitada com a qual a mente se importa. No entanto, para a nossa mente, essa pequena parte do mundo é o Universo inteiro.... "
"Quando a mente descansa, o mundo também descansa". 
        -Haemin Sunin 

Estar vivo já é uma dádiva, portanto levar uma vida vazia é um verdadeiro sacrilégio. Ninguém precisa ser o Dalai Lama, ganhar dinheiro como Bill Gates ou ser um astro do show bunisses. A relevância e a beleza da vida reside nas pequenas coisas, no dia a dia.

"A morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é que morre dentro de nós enquanto vivemos". 
-Norman Cousins
Estamos em constante mudança. O Roldan do ano passado não é o mesmo desse ano. A comparação é individual. A melhora é individual. O crescimento é individual. Quando somos melhores, somos melhores também para os outros. Não é egoísmo. Quando nos iluminamos, iluminamos outras vidas também. Quando amamos o que somos e a vida que levamos, passamos a ter amor pelo próximo.

"Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses." 
-Rubem Alves 

E qual é a termômetro desse crescimento? Certamente não é a vida do outro, principalmente se comparada por meio de redes sociais. Não precisamos nos comparar com ninguém, mesmo que isso pareça algo inevitável. A pergunta é: Somos nossa melhor versão? Eu cuido da minha saúde, da minha mente, do meu espírito da melhor forma que eu posso? Ou faço por fazer, sem consciência de fato do que estou fazendo.

Eu diariamente vejo que estou falhando em muitos pontos, mas não posso deixar me abalar. A vida é uma sucessão de erros e acertos, de vitórias e derrotas. Devemos aproveitar a jornada e não pensar apenas no final. O segredo é o equilíbrio, a atenção plena e  a contemplação das pequenas belezas da vida.


   "Não acrescente dias a sua vida, mas vida a seus dias" 

   -Harry Benjamin


Namastê! Carpe Diem!

Roldan Alencar 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentária, sugestão ou crítica o/

"Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar."

Clarice Lispector