segunda-feira, 11 de junho de 2018

Boas novas!

É com grande alegria que vos escrevo. Confesso que tenho vivido dias um tanto difíceis, mas sei que as coisas irão se encaixar. E, justamente por essa fase, quero focar em coisas positivas, em sonhos e objetivos. Escrevo há um bom tempo e sempre tive o desejo de compilar meus textos em um livro. Já iniciei esse trabalho algumas vezes, mas esse ano (2018) decidi concluir esse sonho. 

A seguir vou apresentar um trecho dele no qual explico o porquê do título do blog "caos controlado", mas antes apresento a poesia que deu origem a tudo isso:


Caos Controlado

Hoje eu vivo num caos controlado
Controlo-me para manter a sanidade
São contas para pagar, livros para ler
Pessoas para agradar
Escolhas para fazer
Quiçá o mundo para salvar

Vivo numa constante e cruel incerteza
Ser aquilo, fazer isso
Deixar de ser isso, fazer aquilo

Sei que não estou só
Existem legiões em todos os cantos
Em busca de um propósito
Ou a espera dele

Tudo não seria simples assim
Afinal, a tênue linha que
Separa a loucura da sanidade
É a Solução!


p.s Veja bem, não sou pessimista. Pelo contrário. Acredito na beleza da vida e no amor como expressão máxima. Todavia, não podemos deixar de ser realistas. Somente com muito amor, muita luta, muito trabalho e muita poesia conseguiremos transformar o mundo num lugar melhor! Em seguida, explicarei um pouco sobre o porquê desse título.

EQUILÍBRIO


A poesia “Caos Controlado”, me inspirou a começar um blog em 2011, cujo o título é homônimo. É o espaço onde escrevo meus textos e compartilho tudo aquilo que acho digno de ser compartilhado. Escrever é um refúgio, me traz paz e alegria. Por que Caos Controlado? Acredito que não existe felicidade permanente, a vida oscila entre altos e baixos. O segredo está no equilíbrio. Muitas vezes precisamos controlar o caos da vida. Segurar ela bem firme, sobretudo, acreditar e lutar -  mesmo que venham tormentas o amanhã poderá ser de céu claro e calmo. E essa dinâmica maluca é um ciclo que nos acompanhará até nosso último dia de vida (literalmente falando). A sociedade moderna nos impõe objetivos muitas vezes inalcançáveis ou que não estão sintonizados com nosso EU interior. Alguns seguem determinada carreira para agradar os pais, ou por dinheiro ou meramente por status. Alguns se casam e têm filhos porque essa a ordem natural das coisas. Simples assim. Sem nenhuma reflexão ou questionamento, apenas por ser uma suposta e velada necessidade -* que na verdade é uma imposição. Às vezes temos um bom trabalho,  ganhamos dinheiro e tudo parece bem, de repente, uma doença nos arranca a paz ou perdemos aqueles que amamos por qualquer outra razão. Esses acontecimentos são inescapáveis. Lutamos todos os dias para ter mais paz, dinheiro, saúde, amor. A verdade é que nunca encontraremos a fórmula exata de como conciliar tudo isso. Quando abandonamos o barco, o caos se instaura. Se não cuidarmos dos nossos relacionamentos o amor acaba, se não trabalharmos o dinheiro acaba. O egoísmo, a inveja, a ganância podem acabar com a harmonia e assim por diante.

Neste prisma, é impossível fugir da vida, alguns buscam meios mais radicais de ceifá-la, mas para aqueles que desejam permanecer “vivos”, não somente no sentido biológico ou físico, mas principalmente espiritual da palavra, viver é um desafio ainda maior. Exige coragem, determinação e bom-humor. Sobreviver não basta, nós queremos desfrutar, nos deleitar. Aproveitar cada segundo antes que ele acabe. Mas o que fazemos para que esse “sonho de vida” se concretizar? Será que nosso objetivo de vida está realmente conectado com aquilo que realmente acreditamos? Será que precisamos de tudo que queremos?


Esse não é um livro de autoajuda. É um livro de reflexão, principalmente de poesias. Meu anseio não consiste em trazer respostas e ensinamentos engessados. Eu quero trazer perguntas, para que possamos refletir e então buscar o melhor caminho. E nada melhor do que a poesia. Ela é elástica, bela e mágica. É um armário sem fundo. Quando lemos abrimos as portas, mas lá dentro, cada um extrai o que lhe convém. 

Seja bem-vindo ao Caos Controlado. 

“As folhas das árvores servem para nos ensinar a cair sem alarde”
― Manoel de Barros


Se você chegou aqui, meu sincero agradecimento. Espero que tenha gostado. Em breve irei concluir o livro e deixarei o link para download aqui. Uma semana incrível pra você!

Namastê,

Roldan 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentária, sugestão ou crítica o/

"Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar."

Clarice Lispector